Você que caiu aqui de paraquedas e não tem muita certeza do que é um press kit, volte dois posts para entender o que é essa ferramenta. Neste post, vamos falar sobre a importância do press kit para divulgação de produtos, empresas e marcas e também para o relacionamento com a imprensa.
Criado há muitos anos, o press kit tem como objetivo principal apresentar uma novidade, serviço ou produto a mídia. O material, que é um kit criativo, impacta jornalistas de editorias de interesse das empresas, para que eles tenham algum tipo de experiência ou contato com o produto ou novidade que a marca está lançando.
Muitas vezes, esse tipo de approach gera interesse imediato do jornalista de escrever sobre o tema, o que torna o press kit uma das ferramentas com melhor custo-benefício. Digo isso, por que conquistar um espaço em uma grande mídia, que não seja espontâneo, teria um custo altíssimo para as empresas. Já o investimento no press kit seria bem abaixo dos valores de mídia dos veículos de comunicação e, o melhor, com o objetivo de conquistar um espaço editorial, assinado por um jornalista, gerando maior relevância para sua marca.
Quando falamos do press kit, o kit criativo é importante, mas não fundamental, já que o objetivo principal é de que o jornalista possa avaliar o que recebeu e, então, escrever sobre o tema. O press kit também é ferramenta de relacionamento das agências com as redações jornalísticas.
Comments