Enviar kits criativos com lançamentos e novidades para jornalistas é uma prática bastante antiga no mercado de assessoria de imprensa. Na última década, os influencers entraram na lista de recebimento dessas ações e exigiram ainda mais criatividade das agências. Já o kit corporativo sempre esteve presente nas empresas para celebração de datas comemorativas, chegada de novos colaboradores, aniversários, entre outros momentos. Com a chegada da pandemia, esses kits tornaram-se ainda mais corriqueiros. Mas você sabe qual a diferença entre eles?
Press kit
Como o próprio nome já diz, é um kit para imprensa. O objetivo principal do press kit é apresentar um lançamento ou novidade para jornalistas. Além disso, o press kit possibilita a experiência do jornalista com o produto ou conceito que a marca está lançando. Aqui o kit criativo é importante, mas não fundamental, já que o objetivo principal é de que o profissional possa avaliar o que recebeu e, então, escrever sobre o tema. O press kit também é ferramenta de relacionamento das agências com as redações jornalísticas.
Seeding
Na tradução literal, a palavra significa semear. Muito parecido com o press kit, mas com o foco nos influenciadores digitais. Como a própria palavra já diz, o objetivo do seeding é semear uma informação, normalmente lançamentos, produtos, campanhas, entre os criadores de conteúdo na internet. Aqui, um kit criativo é fundamental para gerar visibilidade, já que esse tipo de profissional costuma receber todo tipo de caixa e produtos, apresentados das formas mais criativas possíveis. Com esse tipo de ação é possível engajar o influencer de forma espontânea e também gerar uma relação mais próxima com ele.
Kit corporativo
Esse tipo de kit já existe nas empresas há muitos anos. Diferente do press kit e do seeding, ele é totalmente focado nos colaboradores. Com o objetivo de gerar engajamento e sensação de pertencimento, os kits criativos estão cada vez mais em alta. Desde os já conhecidos kit de final de ano, kit de aniversário, kit de Dia das Mães, kit de Dia dos Pais, até os criados recentemente para atender a demanda da pandemia como kit happy hour, festa na caixa etc, todos seguem o conceito e comunicação da empresa e visam engajar ainda mais os colaboradores. Ter um kit criativo nesse tipo de ação faz toda diferença, já que a maioria das empresas sempre aposta em cadernos e canecas.